Tradições Natalinas Pouco Conhecidas para Viver em Família
O Natal oferece oportunidades especiais para vivenciar tradições cristãs autênticas que muitas famílias desconhecem. Aqui estão algumas sugestões práticas e significativas:
1. Viva o Tempo do Natal como Renovação Espiritual Real
Os feriados do Natal são tradicionalmente um período de "renovação do espírito religioso". Evite cair no ócio pensando apenas em maratonar séries no Netflix ou ficar sem fazer nada! Use o tempo do Natal para promover o renascimento do Amor em sua família com gestos concretos:
![]() |
Vovô Xuxu e Vovó Lillo sempre preparam um lindo Natal para toda a família |
Atividades litúrgicas: Participe das cerimônias do Advento da sua paróquia, da Missa de Natal, prepare uma boa confissão, reze em família, assista vídeos da vida dos santos juntos.
Tradições familiares: Eduque sua família montando o presépio, prepare a árvore de Natal com significado - como por exemplo colocando retratos dos familiares como enfeites da árvore. Como se sabe, os enfeites da árvore simbolizam as graças recebidas de Deus, e colocar nossos parentes como graças divinas que recebemos de Deus educa a família, os valoriza e promove mais harmonia familiar. Organize uma ceia bonita e especial, envie cartões de Natal para os amigos e faça outros gestos de carinho que o seu coração indicar, porque já serão a ação do espírito de Natal agindo na sua família.
Lembre-se: "o amor de Deus nunca é ocioso" - se você quer que o Amor renasça na sua vida, não ceda ao ócio!
2. Faça a Vida Litúrgica ser o Centro do Seu Natal
Participe de todas as cerimônias do Advento, aquelas quatro semanas que antecedem o Natal que sua paróquia convidar. Toda a liturgia do período do Natal nos ajuda a renovar nossas forças, nosso amor, nosso valor. Vá na Missa do Galo, onde, na véspera do Natal, muitas igrejas fazem a proclamação solene da Natividade - um anúncio litúrgico especial que marca oficialmente o nascimento de Jesus Cristo. É um momento único para toda a família estar presente e testemunhar esta declaração sagrada. Não deixe de ir à Missa de Natal no dia de Natal que é missa obrigatória.
3. Celebre a Festa da Sagrada Família
No domingo seguinte ao Natal celebre a Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Use este dia para refletir sobre como a Sagrada Família pode ser exemplo para sua própria família, orando por proteção e orientação divina para o seu lar.
4. Reviva a Visita dos Reis Magos
No dia 6 de janeiro (Epifania), recrie em casa a visita dos reis magos ao "Rei Menino... sentado no colo de Sua Santíssima Mãe". Conte às crianças sobre os presentes simbólicos e o que representavam: ouro (realeza), incenso (divindade) e mirra (humanidade/sacrifício).
5. Prepare-se para a Apresentação das Crianças (Candelária)
Seguindo a tradição da Purificação de Maria (2 de fevereiro), prepare-se durante o Natal para levar suas crianças à igreja neste dia especial. Assim como Maria apresentou Jesus no Templo, mães cristãs podem levar seus filhos à igreja, seguindo este belo exemplo de dedicação dos filhos a Deus.
6. Transforme o Natal em Chamada à Caridade
Toda a participação no Natal é sempre uma chamada à caridade. Elabore com sua família ações de caridade oportunas e torne-as parte das tradições de sua família - a educação que elas promovem podem educar até as gerações futuras. Veja aqui algumas ações de caridade.
Essas tradições conectam sua família à riqueza da liturgia cristã e criam memórias sagradas duradouras! 🎄✨
Comentários
Postar um comentário