Santíssima Trindade: Um Só Deus

A Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã e a fonte de todos os outros mistérios da fé, sendo a luz que os ilumina.

I. A Unidade e Distinção Fundamentais

A doutrina central da fé é que existe um só Deus. O mistério revelado é que este Deus único subsiste em Três Pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

  1. Unidade de Essência (Substância):
    • Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas.
    • As Pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro. A Trindade é consubstancial e indivisível.
    • Na Trindade, o ser e o ter se identificam. O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, e o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza.
  2. Distinção por Relação:
    • As Pessoas divinas são realmente distintas entre si, e o termo "Trindade" não é apenas um nome que designa modalidades do ser divino.
    • Elas se distinguem pelas suas relações de origem: o Pai é quem gera, o Filho é gerado, e o Espírito Santo é quem procede.
    • A distinção real entre as Pessoas reside unicamente nas relações que as referem umas às outras.
  3. Ação Comum (Obras Divinas):
    • Toda a economia divina (as obras de Deus no mundo, como a criação e a salvação) é obra comum das três Pessoas divinas.
    • Da mesma forma que a Trindade tem uma única natureza, ela tem também uma única e mesma operação.
    • Contudo, cada Pessoa cumpre a obra comum segundo a sua propriedade pessoal.

II. As Três Pessoas em Particular

1. Deus Pai

  • Paternidade e Origem: O Pai é a origem primeira de tudo, a autoridade transcendente, e a fonte e origem de toda a divindade. Quando os cristãos rezam o "Pai-Nosso", dirigem-se ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem adoramos e glorificamos com o Filho e o Espírito Santo .
  • Propriedades Atribuídas: Ao designar Deus como "Pai", a fé indica, além da origem, que Ele é bondade e solicitude de amor para com todos os seus filhos.
  • Obra Comum por Propriedade: Embora todas as Pessoas criem, a Deus Pai se atribui a obra admirável da criação, sendo a criação o primeiro passo rumo à Aliança e testemunho do amor Todo-Poderoso de Deus. Sua onipotência é mencionada no Símbolo.

2. Deus Filho (Jesus Cristo)

  • Geração e Essência: O Filho é eternamente gerado pelo Pai. Ele é o Verbo (Palavra) e a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
  • Encarnação e Redenção (Missão Divina): A Encarnação é o mistério da união da natureza divina e da natureza humana na única Pessoa do Verbo. Ele é consubstancial ao Pai. O Filho de Deus fez-se homem para que os filhos do homem se fizessem filhos de Deus por graça.
  • Revelação do Pai: Cristo é quem nos revela a intimidade do mistério trinitário e nos convida a participar dele. A Sua Santíssima Humanidade é o caminho para conhecermos e chegarmos ao trato íntimo com Deus Pai. Ele é definitivamente revelado como "Filho de Deus com poder por sua Ressurreição".
  • Mediação: Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele é o Sumo Sacerdote que se ofereceu como propiciação pelos pecados. A Igreja confessa o mistério da Redenção dos homens como obra especial da Segunda Pessoa divina.

3. Deus Espírito Santo

  • Processão e Natureza: O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade, que procede do Pai e do Filho em comunhão, sendo Deus, uno e igual ao Pai e ao Filho.
  • Missão de Santificação: A Igreja confessa o Espírito Santo como a fonte e o princípio da nossa santificação. Ele é Senhor e Dador da vida.
  • Ação na Vida do Cristão: Para que o homem creia, ele tem necessidade dos auxílios interiores do Espírito Santo. A missão do Espírito de adoção será unir os filhos adotados a Cristo e fazê-los viver n'Ele. As virtudes teologais são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano . Ele infunde o amor que o Pai e o Filho têm (Caridade).
  • Inabitação na Alma: A presença íntima da Trindade na alma em graça é, por apropriação, atribuída de modo singular ao Espírito Santo. A alma em graça torna-se templo e sacrário da Santíssima Trindade.
  • Nome e Símbolos: O nome "Espírito Santo" traduz o termo hebraico "Ruah" (sopro, ar, vento). Ele é o "Sopro de Deus" e atua com o Pai e o Filho "do início até a consumação do Projeto de nossa salvação".

III. A Trindade na Vida Cristã

  • Batismo: A fé trinitária está na raiz da vida viva da Igreja, principalmente por meio do Batismo. Os cristãos são batizados "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (e não "nos nomes", pois só há um Deus). Pela graça do Batismo, somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade.
  • Oração e Adoração: A oração é a relação viva dos filhos de Deus com seu Pai, com Jesus Cristo e com o Espírito Santo. A vida de oração consiste em estar habitualmente na presença de Deus três vezes Santo e em comunhão com Ele. A Trindade é invocada constantemente na liturgia, sendo o Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo uma doxologia à Augusta Trindade.
  • Maria e a Trindade: A Santíssima Virgem Maria é considerada a "obra-prima da Trindade" e está numa estreitíssima relação com as Três Pessoas: Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa de Deus Espírito Santo. A sua maternidade divina coloca-a numa dignidade "quase infinita".

Para solidificar a compreensão do Mistério Trinitário, pode-se usar a analogia do reflexo, como sugere Santo Agostinho:

O mistério da Trindade é como a estrutura da alma humana, que, sendo uma só, possui três potências: existir, conhecer e amar. Embora esta seja uma imagem pálida e distante do modelo, o Ser, a Inteligência e o Amor, sendo três, são um só eu. É um mistério que supera infinitamente tudo o que podemos compreender dentro do limite humano, mas é o próprio Deus que nos convida a entrar na profundidade de Seu Ser.

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